A LEITURA: QUEM LÊ MAIS, HOMEM OU MULHER?
Layane Cristina O. Bessa, Maria Erisete L. Beserra
Lidiana Santos ( Profª orientadora)
INTRODUÇÃO
A atividade de leitura favorece na ampliação dos repertórios de informação do leitor. Nesse sentido, a leitura representa uma oportunidade bastante significativa de aquisição de novos conhecimentos.
Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo principal fazer um estudo a respeito da leitura na escola de Ensino Médio José Francisco de Moura. No entanto, vale ressaltar que a referente pesquisa pretende apenas fazer uma análise quantitativa do percentual de leitores e leitoras na referida escola.
Segundo silva (1987) as experiências conseguidas através da leitura, além de facilitarem o posicionamento do ser numa condição especial, são ainda, as grandes fontes de energia que impulsionam a descoberta, elaboração e difusão do conhecimento.
E, por último, é importante lembrar que ler é, não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o individuo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.
METODOLOGIA
No primeiro momento, foi feita uma breve pesquisa bibliográfica a respeito do tema em estudo.
Depois foi realizada a pesquisa quantitativa (coleta de dados), com a aplicação dos questionários.
A aplicação dos questionários aconteceu entre os dias 28 e 29 de Maio, na escola José Francisco de Moura, no horário do intervalo.
Depois foram feitas as análises dos dados para, então, chegar à conclusão da pesquisa.
RESULTADOS OBTIDOS
Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino, no período de 28 a 29 de maio. Foram entrevistadas 140 pessoas, sendo 70(50%) homens e 70(50%) mulheres. Nossa maior curiosidade era saber se o fator gênero, sexo feminino ou masculino, exerce alguma influência nos hábitos de leitura dos alunos da referida escola.
De acordo com a pesquisa as mulheres lêem muito mais que os homens. Enquanto 45,7% delas lêem, pelo menos, um livro por ano, 42,8% deles não lêem nenhum.
E mais, 37,8% das mulheres preferem lê romances. Enquanto 60% dos homens dão preferência a outros tipos de leitura (apenas 5 % deles lêem romances).
Dos 42,8% dos homens que não lêem nenhum livro, 40% afirmam que não lêem por não terem tempo e 60% porque não gostam.
Já as mulheres, das 5,7% que dizem não lêem nenhum livro por ano, 75% alegam a falta de tempo e, apenas, 25% não lêem porque realmente não gostam.
Veja os gráficos:
Percentual Masculino
Percentual Feminino
CONCLUSÃO
Os resultados das análises dos questionários mostraram que as mulheres lêem mais que os homens.
E também que há diferença nas preferências de leitura entre homens e mulheres.
REFERÊNCIAS
SILVA, Ezequiel Teodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma pedagogia da leitura. 4ª edição.São Paulo: Cortez, 1987.
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